Miriam Leitão Capa

Miriam Leitão lança livro infantil na FNLIJ e fala com o Widbook

By on June 16, 2014 . Category Em Português

Em sua 16ª edição, o Salão FNLIJ do Livro, que aconteceu de 28 de maio a 8 de junho no Rio de Janeiro, contou com a participação de mais de 180 escritores e o lançamento de aproximadamente 170 obras de literatura infantil e juvenil.

Pelos corredores do evento, leitores mirins caminhavam de mãos dadas, guiados pelas “tias” da escola. Foram 12 dias de palestras, debates, sessões de autógrafos, exposições e seminários. Alguns autores, já conhecidos do meio, marcaram presença e se destacaram como de costume. Esse foi o caso da escritora Bia Bedran, que lançou o livro “Fazer o bem”.

Eu confesso que, particularmente, senti-me um pouco criança também, afinal, a energia do local era contagiante e a vontade era de participar de todas as atividades, desde colorir desenhos até ouvir as narrativas dos autores.

E foi nessa última atividade que me deparei com uma boa surpresa. Acostumada a assistir aos comentários econômicos da jornalista Miriam Leitão, busquei um lugar espremido ao lado de mais de sessenta crianças, num cantinho do Espaço FNLIJ de Leitura, para ouvi-la narrar “A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos”, livro de sua autoria e que a levou a arrematar o prêmio “Revelação”, no último dia do Salão.

Miriam narrou com desenvoltura e mostrou-se muito à vontade com esse público bastante exigente que, apesar de parecer disperso durante a leitura, revelou-se antenado quando ela encerrou o livro e abriu para perguntas. As crianças, entusiasmadas com a cativante aventura dos passarinhos, fizeram perguntas das mais variadas e uma delas limitou-se apenas a dizer “eu gosto muito de beija-flor”. Nessa hora, Miriam se derreteu e respondeu em um sorriso tão infantil quanto os dos pequeninos leitores: “você é que um beija-flor”.

Inspirada e motivada pelo entusiasmo daquela turminha, levantei o dedo e pedi o microfone, e logo fui incentivada pela autora, que sorriu aguardando minha pergunta. Arrisquei duas. Primeiro, perguntei à Miriam como era sair de um universo tão austero quanto o da Economia para passear pelo mundo infantil. Ela se declarou encantada. Confessou que não era nada fácil falar para crianças, mas que estava feliz com o resultado, porque criança é direta e não esconde o que sente, e elas estavam bastante receptivas. Isso também a fez admitir que não pretende nunca mais sair desse território.

Para não perder o clima, emendei logo na segunda pergunta: “E o mundo digital? Você pretende aderir?”, e a Miriam foi muito direta: “Claro!”, ela disse com total ênfase. E informou já ter um livro publicado em formato digital, colocando-se à disposição da editora para que o seu universo infantil também migre para esse formato. “Acredito que é um meio que atinge a todos e eu sou muito a favor de que meus livros sejam publicados em formato digital”, finalizou a autora mantendo o sorriso simpático, que logo foi cercada pelas crianças desejosas de uma foto ao lado da jornalista, e agora escritora infantil, Miriam Leitão.

 Cris Lira evento (1)

Por Cristiane Lira. Cris estudou artes cênicas na Casa de Artes de Laranjeiras e na Uni-Rio. Quando adolescente, escreveu e dirigiu peças infantis. É bibliotecária por formação e tem MBA em Gestão de Negócios, pela FGV, em Gestão do Conhecimento, pela UFRJ e estuda Filosofia. Ganhou um concurso de poesia surrealista promovido pelo Jornal O Dia, e um concurso de frases do canal People in Arts. No Widbook, publicou “O Portal de Anaya“. Siga o perfil dela na comunidade!

 

 

 

Tags

See Also

Write On: KISS

Read More       →