Blog-Cover-Pinheiros

Não Desista na Primeira Tentativa – Uma Entrevista com Rafael Castellar das Neves

By on May 07, 2014 . Category Em Português

Rafael Castellar das Neves, um brasileiro de 34 anos que há 10 anos resolveu conciliar a vida de Consultor em Gestão de TI com a escrita. Semana passada seu ebook “Patos” foi escolhido como o primeiro ebook da semana em português pela equipe do Widbook. Diretamente de São Paulo ele nos conta em uma entrevista exclusiva sobre esses 10 anos de caminhada e sobre “Patos”.

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória como escritor. Como você começou e quais eram suas influências?

Comecei a escrever em 2004 (nossa, como o tempo passa!). Estava mergulhado em uma angústia, uma necessidade de expressão que estava me incomodando. Pensei e tentei algumas opções, mas à escrita me parecia de longe a melhor (e tem sido). Queria escrever um romance, mas foram diversas tentativas até concluir a primeira. No meio deste caminho criei meu blog Desce Mais Uma! ao qual direcionei ideias e pensamentos, em forma de poesias e contos, que me pegavam desprevenido durante o romance. Sempre gostei da linha existencialista: Camus, Kafka, Orwell, Saramago entre outros que sempre colocam os seres humanos no limite.

Quanto tempo você levou para concluir o livro “Patos”?

“Patos” é a quarta tentativa de um primeiro romance, mas tem partes das três primeiras tentativas. Durante este tempo, tive muitas pausas, muitas mudanças na vida acabaram acontecendo. Ele foi concluído em 2010, acredito que no total levei cerca de quatro anos para concluí-lo. Na sequência, meu segundo romance foi escrito em menos de um ano.

Blog-Writer

Por que você escolheu Widbook para publicar seu ebook?

Depois das dificuldades em encontrar uma oportunidade com editoras convencionais e de decepções com as novas editoras, nas quais o autor financia a produção dos livros (as quais costumo chamar de “gráficas elitizadas”), resolvi disponibilizar meus livros gratuitamente na internet. Então, além do meu blog, saí em busca de sites e ferramentas nas quais eu pudesse divulgar e disponibilizar meus livros. Há pouco tempo eu vi uma reportagem sobre o Widbook (não me recordo se foi na televisão ou em um site) que descrevia a trajetória da equipe tupiniquim, a seriedade e os objetivos do Widbook, então, não tive dúvidas!

Qual é a melhor dica que você pode deixar para um escritor iniciante?

A escrita é um caminho longo e tortuoso (ainda estou no começo), mas com deliciosas recompensas. A melhor dica que posso dar é a mesma que recebi de um senhor muito importante no meio literário quando viu o rascunho de Patos: “escreva, escreva e, acima de tudo, escreva!”.

Para terminar, em poucas palavras nos conte por que as pessoas devem ler o ebook “Patos”?

Patos é composto de diversos conflitos pessoais, familiares e existenciais. Vai ser fácil para o leitor se identificar com o protagonista durante sua saga e se intrigar com as adversidades das decisões e eventos do romance que podem ser facilmente encontrados à nossa volta, ocultos por um véu vergonhoso que preserva as aparências.

Tags

  • Juliana Felipe

    Que orgulho de vc! Te amo!

    • Rafael Castellar Das Neves

      Obrigado, more! Tbm te amo…muito feliz!

  • Rebeca

    Como eu faço para que a equipe do widbook se interesse em ler meu livro?

    • Guest

      Minhas mais sinceras apologias, visto o tempo do comentário.

      Acredito que seja completamente aleatória a escolha dos curadores.

      Por isso, independente do numero de leituras, impressões, recomendações ou likes, deve-se manter motivada e predestinada para que seu e-book seja um dia– um HIT na comunidade Widbook. (risos)

      A paciência, a sapiência e a transigência são características marcantes de todo bom autor.

    • Henrique

      Minhas mais sinceras apologias visto o atraso em resposta ao comentário.

      - Acredito que seja completamente aleatória a escolha dos curadores.Vejo livros bem antigos que jamais foram avaliados.

      Por isso, independente do numero de leituras, impressões, recomendações ou likes, deve-se manter motivada e predestinada para que seu e-book seja um dia– um HIT na comunidade Widbook. (risos)

      A paciência, a sapiência e a transigência são características marcantes de todo bom autor.

      • Rebeca

        Ah, obrigada. Meu livro já foi avaliado. :D Acho que fui predestinada kkkk

See Also

How The Seven Deadly Sins Can Help You Write Emotion: WRATH

Read More       →