Blog-Cover2

Como Escrever Contos – Uma Entrevista com Érika da Silveira Batista

By on July 13, 2014 . Category Em Português

Érika da Silveira Batista é estudante de Direito. De São Paulo mas morando em Itajaí/SC desde 2001 ela teve o seu ebook “Contos de Gente Estranha” escolhido como um dos ebooks da semana em português pela equipe do Widbook. Confira os detalhes sobre esse ebook e acompanhe as dicas sobre como escrever contos.

Parabéns pelo seu ebook! Quanto tempo você demorou para escrevê-lo e como foi o processo criativo?

Obrigada! Esse ebook eu não escrevi unificado. Ele é a coletânea de vários contos meus desde a adolescência, creio que o mais recente deles seja de 2009 ou 2010. Alguns deles escrevi pra concursos, ou escrevi por prazer e mandei para concursos, “Vaidade” ganhou um prêmio no Rio Grande do Sul. O processo de criação de cada um deles foi meio espontâneo; a ideia já nascia inteira na cabeça, e para uma história curta. Só restava traduzir em palavras.

Como você começou a escrever contos? Quais dicas você pode deixar para quem está iniciando nessa caminhada?

Bem, eu gostava de ler e escrever e meio pra imitar fui experimentando vários ramos literários e amo todos eles. Acho que cada um tem o seu momento e a sua função. Gosto particularmente do conto por ele ser sucinto e você poder focar numa cena, numa situação, e como não dá tempo de o leitor se apegar muito ao personagem, ele se fixa mais na ideia central do conto. É um bom gênero pra comunicar uma ideia. Quanto as dicas, acho que tenho duas: 1) imaginar o conto inteiro na cabeça, e só então colocar no papel. Isso auxilia na coesão do texto, você vai achar mais fácil fazer a ligação entre as cenas. 2) pensar sempre na pergunta: se estivessem me contando essa história numa conversa, eu pararia para ouvir? Contos precisam ter um elemento que interesse o leitor, que o faça leitor sentir que não perdeu tempo em vão com a leitura.

Blog-Writer-Br2

O que mais te encanta enquanto leitora?

Eu gosto de encontrar alguma coisa profunda no livro, ou algo bem original. Gosto de fechar o livro sabendo que a leitura me acrescentou algo, ou pelo menos proporcionou boas risadas. Atraem-me principalmente livros históricos, de fantasia, em cenário medieval, e sátiras de vários tipos, mas principalmente as de cunho mais político ou cultural.

Quais são as vantagens do Widbook, na sua opinião?

Eu gosto muito do layout dos ebooks no Widbook, é um formato que facilita a leitura. Como escritora, a facilidade de compartilhar o livro nas redes sociais – em vez de ficar enviando arquivos pros amigos lerem – é um atrativo também.

Quais os seus autores e livros preferidos?

Meu livro mais amado é a Bíblia. Posso citar também entre os favoritos “O Peregrino”, de John Bunyan, “A vida e as extraordinárias aventuras do soldado Ivan Tchônkin”, de Vladimir Voinovitch, e, claro, a saga Harry Potter. Autores: Nikolai Gogol, Fiodor Dostoiévski, Vladimir Voinovitch e outros autores russos; J. K. Rowling, C. S. Lewis, Jane Austen, George Orwell e outros autores britânicos; entre os brasileiros, Ariano Suassuna, Casimiro de Abreu e Carlos Drummond de Andrade.

Para terminar, em poucas palavras nos conte por que as pessoas devem ler o ebook “Contos de Gente Estranha”?

Bom, considerando que hoje em dia não há ninguém normal – ou pelo menos que se considere normal – acho que os leitores irão se identificar com a minha “gente estranha”.

See Also

Planning to Write a Story? Learn How, with Sha Lini

Read More       →