Blog-Cover-pt

Entrevista com Tatiane Dunkel – Conheça as suas Principais Dicas

By on June 04, 2014 . Category Em Português

A leitura e a imaginação estão presentes na vida de Tatiane Dunkel desde a infância. Semana passada seu ebook “Última Chance” foi escolhido como o ebook da semana em português pela equipe do Widbook. Diretamente de São Paulo ela nos conta sobre o processo de criação do seu ebook e deixa algumas dicas preciosas para quem está buscando inspiração para começar a escrever.

Como você começou a escrever e quais são suas principais influências?

Desde criança sempre fui muito inquieta e qualquer situação que via ou presenciava já era o suficiente para criar uma história na minha cabeça, mas foi só a partir de 2010 que comecei a registrar tudo o que me vinha a mente. Escrever foi o meio que encontrei para fugir da realidade triste e violenta em que vivemos. É algo que faço puramente por prazer.

Minhas influências são bem variadas, sou uma leitora eclética e compulsiva, mas confesso que tenho um fraco por histórias e poemas que envolvem drama e sofrimento. Sou apaixonada por Jane Austen, Lord Byron, Shakespeare, Emily Dickinson, Goethe, Machado de Assis, Carlos Drummond e Jorge Amado, muitos podem torcer o nariz, mas amo Crepúsculo. Não me importo com críticas literárias ou em seguir alguma moda, se algo me cativa eu leio, simples assim.

Quanto tempo você levou para concluir o ebook “Última Chance”?

Dois meses.

Por que você escolheu Widbook para publicar seu ebook?

Eu adorei a interface e a possibilidade de postar o livro inteiro de uma só vez, sem a necessidade de ir postando capítulo por capítulo. Além disso é possível colocar quantas mídias achar necessário. Isso é um grande diferencial comparado as outras plataformas.

Blog-Writer-pt

Qual é o momento mais difícil no seu processo de escrita? Pode compartilhar alguma dica com os escritores iniciantes?

Sem duvida é a falta de inspiração. Meu humor esta ligado diretamente a isso, se não estou bem, não adianta que não vou conseguir escrever. Esse foi um dos maiores problemas que passei nos últimos meses, onde quase pensei em parar de escrever, só não parei pois tenho leitores fiéis que acompanham meu trabalho e não poderia deixá-los na mão.

Meu conselho principal é, não desista!
Outros são:
- Não deixe de ler;
- Escreva tudo o que vier a sua mente;
- Escreva o que você gosta e não para agradar as pessoas;
- Falta de inspiração acontece e não adianta se desesperar que é pior, ouça música, relaxe, deixe acontecer;
- Críticos vão aparecer. Leia e reflita sobre o que estão dizendo, opiniões construtivas são muito importantes para melhorar a obra. Mas saiba, algumas críticas vão ser cruéis e você se sentirá o pior escritor do mundo, por mais difícil que seja não deixe isso te abalar. Infelizmente algumas pessoas vão querer te derrubar, é a vida. Levante a cabeça e siga em frente por si mesmo e por aqueles que acreditam em você;
- Seja sempre educado, mesmo que não sejam com você;
- Lembre-se sempre dos leitores que te acompanham.
Eu comecei a escrever minhas histórias na internet como Fanfics de Crepúsculo e nunca vou esquecer de quem as acompanhou desde o inicio, sem esses leitores eu sei que não estaria onde estou. Ainda sou uma mera aprendiz na arte da escrita, mas amadureci e muito desde que comecei, graças ao apoio e as dicas dos leitores. Eles são o que um escritor tem de mais importante, por isso precisam ser valorizados.

Para terminar, em poucas palavras nos conte por que as pessoas devem ler o ebook “Última Chance”?

Porque apesar da história parecer clichê e previsível, ela surpreende. Última Chance mostra que na vida podemos aprender com nossos erros e nos tornarmos alguém melhor. Que amar, não é passar por cima dos sentimentos dos outros e impor sua vontade, é respeitar o que a outra pessoa sente e fazer o impossível pela sua felicidade.
Algo que a maioria dos leitores da obra sempre exaltam é que você simplesmente não consegue parar de ler até que a história termine. Os personagens são capazes de fazer o leitor sentir raiva, pena, ódio, indignação e até mesmo rir e chorar. É basicamente uma linda história de superação, amizade e amor.

E para quem está curioso sobre a continuação, Último Adeus. Já estou postando no Widbook! Obrigada pela oportunidade e por lerem o livro Última Chance :)

Tags

See Also

Interview with Nathalie East - The great 16 year old writer

Read More       →