Cover Entrevista Cris Lira _ Niteroi

Conheça a história da escritora Cristiane Lira

By on July 23, 2014 . Category Em Português

Cristiane Lira tem uma história de amor com a literatura e atualmente trabalha em uma biblioteca no Rio de Janeiro. Seu ebook “O Portal de Anaya” foi escolhido livro da semana pela curadoria do Widbook. Batemos um papo com a Cris, confira!

 

Widbook – Oi Cris, parabéns pelo seu ebook. Quanto tempo você demorou para escrever “O Portal de Anaya” e por que as pessoas devem ler o seu livro?

Cristiane Lira - Puxa, se eu disser que levei dez anos escrevendo as pessoas vão se assustar, não? Mas é que a ideia para “O Portal de Anaya” surgiu em 2002, só que ficou abandonada no computador. Um dia, precisei limpar os arquivos excedentes e me deparei com o texto de apenas uma página. Pronto, toda a trama renasceu na minha cabeça. Quando eu realmente decidi escrevê-lo, foram dez meses para a sua conclusão.

E se fôssemos fruto de experiências genéticas dos primeiros seres inteligentes do Universo? E se houvesse um planeta no qual o homem não fosse a única espécie capaz de construir um raciocínio? Para quem acha essas questões fascinantes, O Portal de Anaya vai surpreender!

 

Widbook – Por que você resolveu publicar seu ebook no Widbook e o que a plataforma representa pra você?

Cris - Uma das coisas que mais amo fazer é contar histórias, por isso, resolvi escrever “O Portal de Anaya”. Faltava, então, uma forma de torná-lo público e foi justamente aí que minha amiga Claudia Spinola me apresentou ao Widbook. Foi a solução perfeita! O Widbook é uma ferramenta excelente para quem é inexperiente nesse meio, principalmente, por ser intuitiva e conectar autores e leitores no mundo inteiro!

 

Widbook – Você colaborou com o blog do Widbook e entrevistou a Miriam Leitão. Como foi a experiência?

Cris - Confesso que no início eu fiquei um pouco insegura. Nossa, representar o Widbook na FNLIJ, que responsabilidade! Mas a equipe foi muito legal. Eu recebi todas as orientações e nos falamos o tempo todo. Quando me vi diante da Miriam Leitão, nem acreditei, uma mulher que admiro muito como profissional e que estava ali, se lançando como autora infantil, se sentindo super à vontade com as crianças. Fiz as perguntas e a Miriam respondeu com muita simpatia. Foi uma experiência bastante gratificante.

 

Widbook – Quais as suas aspirações como escritora?

Cris - No momento, concluir o segundo livro da trilogia “O Portal de Anaya” para disponibilizá-lo também no Widbook e traduzir ambos para o inglês.

 

Widbook – Quais os seus autores e livros preferidos?

Cris - Esta é uma pergunta muito difícil, são tantos! Mas eu vou falar daqueles que me marcaram e que me fizeram sonhar em um dia ser escritora. Collen McCullough, Leon Uris, José Saramago, Monteiro Lobato e, mais recentemente, J. K. Rowling.

 

Widbook – Se pudesse mudar algo no mundo, o que seria?

Cris - Ah, eu criaria um mundo no qual todos os pais leriam para os seus filhos. Em que as reuniões de família fossem para ouvir histórias. E que os amigos só se presenteassem com livros.

Tags

See Also

Get to know the experimental writer Michael Mander

Read More       →