Blog-Cover1 (1)

“Clube das Desapaixonadas” é lançado por editora; confira as dicas.

By on October 28, 2014 . Category Em Português

A paulista Mariana Sgambato escreveu o ebook “Clube das Desapaixonadas” inteiro no Widbook, ganhou fãs, construiu uma grande comunidade em torno do seu trabalho e agora a editora Novo Romance escolheu o seu livro para lançar em formato físico, com apoio do Widbook. Vamos conhecer um pouco mais a trajetória e as dicas da autora para ser publicado nesta entrevista exclusiva. E na sequência, confira as dicas da dona da editora Novo Romance Cristiane Spazzaferro.

 

Widbook: Como foi o processo de escrita e publicação do seu ebook no Widbook?

Mariana Sgambato: O Widbook propôs uma experiência bem diferente no processo de escrita, ao invés de sentar e escrever sozinha, eu podia partilhar meus textos tão logo havia escrito e receber um feedback imediato dos leitores. Isso foi muito importante, tanto para que eu melhorasse como escritora, na qualidade da obra, como na satisfação de ver algo que eu fiz ser avaliado pelos leitores, esse tipo de interação incentiva muito.

O maior reconhecimento foi quando o Clube foi votado e saiu em destaque como e-book da semana, eu dava pulinhos de alegria na frente do PC! Reconheço que foi um trabalho fruto da integração leitor-escritor proposta pelo WidBook e tenho muita alegria dessa conquista!

 

Como está sendo agora ver este livro ser impresso em formato físico pela Novo Romance, com apoio do Widbook?

Está sendo uma grande realização e a prova de que publicar na internet um conteúdo gratuito não vai estragar sua carreira de autor como dizem, ao contrário, vai te ajudar! O escritor pode conseguir leitores, pode ser identificado por uma editora e ter o sonho do livro publicado realizado. Fiquei encantada com a Novo Romance ter escolhido e aprovado o livro. Ter o apoio do Widbook durante todo o processo é muito importante e sou muito agradecida a todos os envolvidos pelo carinho e por acreditarem no livro!

 

Antes dele, você publicou o Apaixonada pelo Garoto Nerd, o que mudou daquele para o “Clube das Desapaixonadas”? Quais as principais diferenças?

“Apaixonada pelo Garoto Nerd” é mais juvenil. Ele tem uma leitura leve e humorística, trabalha com clichês e abordas temas importantes da época do colégio, como a aceitação do grupo, a formação de caráter, o preconceito em diversos níveis, o bullying e o poder do perdão.

Já o “Clube das Desapaixonadas” tem uma proposta mais dinâmica em que somos carregados pela protagonista para um conflito sobre sua liberdade sexual, os arquétipos do mundo masculino e alguns machismos presentes no nosso dia a dia. É uma leitura para jovens adultos, com algumas reflexões e uma pegada de comédia romântica.

Na timeline da escrita eu escrevi primeiro o Clube das Desapaixonadas e 4 meses depois escrevi o Apaixonada pelo Garoto Nerd.

 

Quais são seus sonhos?

Estou vivendo parte de um sonho! Sempre sonhei em ser ser escritora profissional e nessa carreira estou apenas começando, aprendendo a andar. Ainda quero publicar muitos livros e continuar produzindo muito material para ser lido por todos! Quem sabe um dia eu não tenha a honra de ver um dos meus livros adaptado para uma série de televisão? Meu avô me disse uma vez para sonharmos pequeno, médio e alto, assim vamos realizando algumas coisas ao longo dos anos e nunca deixaremos de olhar para frente!

 

Dicas para autores iniciantes que assim como você, possuem o sonho de serem publicados?

Publicar é profissão. Acredite em você. Trace metas e encare com seriedade. Pratique (escreva!), reverta críticas negativas em análises para o seu crescimento como um profissional escritor (não se vitimize, respire fundo e aplique a crítica de forma positiva filtrando daquilo que foi dito o que pode te ajudar a se tornar um profissional melhor), estude (leia muito e leia diversos gêneros!) e mostre para o mundo inteiro que você existe, que seu trabalho existe e que vale a pena! Nesse ponto, uma plataforma como o Widbook é essencial, pois é um canal direto com o leitor e ninguém melhor do que o seu leitor para dizer a você como você está se saindo.

 

Uma das fundadoras da editora Novo Romance e a responsável por escolher o livro da Mariana para lançar é a Cristiane Spezzarerro. Também conversamos com ela, confira:

 

Widbook: Qual o objetivo da Novo Romance ao fazer essa parceria com o Widbook para imprimir o livro da Mariana? 

Cristiane Spezzaferro: O nosso objetivo na verdade não e só com o livro da Mariana e sim realizar o sonho do autor, ver a sua obra na livraria, ou sendo lida por pessoas do Brasil, e o reconhecimento do seu trabalho. O Widbook é a primeira etapa do sonho e nós, como Editora, somos a segunda!

 

Quais os gols da Novo Romance?

Nós queremos dar valor ao potencial humano e não à idade do autor. Somom uma empresa 100% brasileira, de autores brasileiros, somos transparentes em todas as nossas atitudes com nossos autores e leitores.,

 

Como escolhem os livros para serem impressos?

O processo de avaliação de um livro é bem simples. Nós da NR pedimos a sinopse e os 5 capítulos iniciais, e acreditamos que se em 5 capítulos você não nos prender, não prende mais. Todas as obras que recebemos damos resposta positiva ou negativa, ou ainda damos uma ajudinha para melhor sua historia e nos reenviar.

 

O livro está a venda em formato ebook e físico na Livraria Cultura e também pelo site da editora Novo Romance.

Tags

See Also

Escritores do Widbook agora podem ganhar livros da Rocco

Read More       →